O maior feito da nossa companhia foi o de, no regresso, dizermos: "Vieram todos!".
Quando o Batalhão formou em parada em Bissau, em meados de Março de 1974, para as despedidas e perante o comandante militar do CTIG (General Bettencourt Rodrigues), a nossa Companhia não teve de gritar presente, aquando da evocação do nome dos mortos... e este é o nosso orgulho, mas também foi a sorte e pudemos afirmá-lo que foi muita. Tivemos feridos... ....mas a sorte protegeu-nos e fomos das poucas e felizes companhias operacionais que no regresso à metrópole trouxe todos os seus homens.
Em muitas das conversas havidas, quer com o Capitão F.Pires, quer entre os graduados da companhia, era o desejo comum, uma coisa quase impossível de realizar, face às condições existentes e ao valor do inimigo, que seria uma grande honra conseguirmos voltar todos, conseguir que todos conseguísssem abraçar, depois de 28 meses de Guiné, os seus entes queridos.
Com o esforço, persistência, muito suor, sacrifício e muita felicidade foi possível concretizar o nosso sonho. Valeu a pena Capitão F.Pires! Valeu a pena camaradas da CCAÇ 3491!
Luís Dias
Sem comentários:
Enviar um comentário