sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

ANIVERSÁRIO DO LUÍS GRAÇA, O "COMANDANTE" DO BLOGUE "TABANCA GRANDE"

Fotos do Camarada Luís Graça, retiradas do blogue:"Luís Graça & Camaradas da Guiné", com a devida vénia.
O nosso Camarada Luís Graça, combatente da Guiné, ex-Fur. Milº da CCAÇ2590/CCAÇ 12, Bambadinca 1969/71, faz hoje 63 anos e foi ele o fundador do magnifico blogue; "Luís Graça & Camaradas da Guiné" - www.blogueforanadaevaotres.blogspot.com, onde muitos dos combatentes escrevem e dão conta das suas "aventuras" e das emoções passadas na Guiné. Tem sido um lugar de encontro, de recordações e de partilha. O Luís Graça, conjuntamente com os seus co-editores, Carlos Vinhal, Virginio Briote e Magalhães Ribeiro, têm feito um excelente trabalho e tido uma dedicação exemplar, para o esforço gigantesco de manter de pé este imenso blogue.

O editor deste blogue, associando-se a largas dezenas de amigos, enviou-lhe a mensagem que publicamos em baixo, a qual foi editada hoje mesmo no blogue da Tabanca Grande.


Caro Amigo e Camarada Luís Graça


Permite-me que te trate como Amigo, embora nunca tenhamos falado pessoalmente, mas já trocámos alguns e-mails. Em primeiro lugar e neste dia venho apresentar-te os meus sinceros parabéns, com votos de longa vida, recheada de coisas boas, na companhia, naturalmente, da tua família.


És, por direito próprio, o nosso "comandante" aquele que, em conjunto com os restantes editores, foi capaz de criar o nosso blogue e com isso dar proveito a que muitos de nós pudessem conhecer outros camaradas, trocar impressões, dar corpo a ideias, libertar o que há muitos anos julgávamos fechado para sempre. As amizades que têm surgido, os abraços, a solidariedade, são componentes inegáveis da nossa "Tabanca Grande". Esta base tertuliana que paulatinamente tem vindo a ser alargada, terá ultrapassado, se calhar, as tuas/vossas próprias expectativas.


Se hoje, muitos de nós têm a merecida voz exposta neste imenso blogue, a ti, creio que fundamentalmente, devemos isso. Conseguiste pôr de pé, talvez, a melhor homenagem ao combatente da guerra colonial, em especial daqueles que lutaram na Guiné, que é o de todos reconhecerem que, naquelas terras, muitos deram a vida, outros voltaram gravemente feridos, física ou psicologicamente, mas todos que por lá passaram deixaram muito da sua juventude e trouxeram um alto sentimento de camaradagem, uma referência por aquelas terras e por aquelas gentes, bem expressa nos belos escritos com que muitos nos têm contemplado no blogue e nas lágrimas com que recordamos aqueles que, por lá tombaram. Como dizia o General António de Spínola: "Chegastes meninos! Partis homens!".


Amigo Luís Graça, hoje é um dia festivo para ti, para os teus e para todos aqueles que, como eu, te admiram. Assim, permita Deus, que possas continuar a percorrer o teu caminho com muita saúde, com o amor, o carinho dos teus familiares e com a companhia dos teus imensos amigos.


Felicidades e um grande bem hajas.


Um abraço do tam anho do Rio Corubalo


Luís Dias



1 comentário:

tagskie disse...

hi.. just dropping by here... have a nice day! http://kantahanan.blogspot.com/