O amigo Eng. Vasconcelos é aquela máquina (uma excelente pessoa, daquelas que é impossível não gostar). Já tinha estado connosco no ano anterior e foi de uma grande simpatia e de um gesto de grande amizade o ter-se novamente deslocado do berço da nacionalidade para nos honrar com a sua presença. Um bem hajas camarada.
Outra surpresa foi encontrar o meu soldado, mais conhecido na companhia pelo "Amarante" e que já não via desde 1974, que se tornou famoso por ter sido o primeiro elemento da companhia a ver um elemento do PAIGC, que avançava para nós, dando de imediato o alarme, ao gritar: "Turra"!"Turra"! Isto no contacto/emboscada, havido em 11 de Março de 1972, junto ao Rio Paiai Lemenei.
O Ex-1º Cabo Avelino Martins, depois da descoberta, no ano anterior, que os seus camaradas se reuniam anualmente, não quis faltar e compareceu com os irmãos (gente boa de Matosinhos). Um bem hajam e o desejo de rápidas melhoras para a familiar que se encontra doente.
O Guimarães que ainda labuta e vive em França, veio de propósito para este encontro.
De facto, uma das coisas que me impressionam é que muitas das amizades forjadas naquela terra e naquela guerra se mantiveram e mantêm ao longo da vida. São, por exemplo, os casos do Pedro e do Grijó, que eram unha com carne e que continuam com uma grande amizade, alargada aos membros das famílias de ambos. Do Valente (apontador do morteiro 60 mm) e do municiador Guimarães.
Uma palavra para o Norberto, o nosso "Charlot", que continua a encantar com as suas mirabolantes histórias.
O Pedro, o nosso homem da Berliet, trouxe notícias do nosso amigo Carlos Ferreira, o "Nunca Falha" e as mesmas ainda não são as que gostaríamos de ter recebido. O "Nunca Falha" continua em recuperação do mal que o acometeu e, por esse facto, não esteve connosco. Caro Carlos Ferreira a malta da companhia envia-te um forte abraço, com os desejos que recuperes a tua saúde e que para o ano não nos falhes! Contamos contigo!
O "Grijó" entregou-me uma pequena história para eu publicar sobre uma situação por ele vivida na Guiné. em breve irei aqui colocá-la. Também irei escrever qualquer coisa sobre o Norberto e algumas das suas histórias.
O próximo convívio terá lugar em Gouveia e será organizado pelo Carvalho (operador de transmissões).
O Espírito Santo tirou fotos da malta e espero publicá-las quando ele mas enviar.
1 comentário:
Mais um bonito dia sim senhor.Estamos vivos e de saúde para rever a rapaziada nestes dias especiais.Enquanto se puder,lá estaremos!Abraço para todos.
Em nome do:
ex 1º cabo Avelino Martins
(em Matosinhos)
Enviar um comentário