sexta-feira, 1 de junho de 2012

CONVÍVIO DA CCAÇ 3491

ALGUMAS FOTOS DO 13º CONVÍVIO, realizado na Carapinheira-Tentúgal, no dia 26 de Maio de 2012


















O Convívio foi bastante concorrido com a presença de dezenas de combatentes, muitos deles acompanhados de suas famílias.
Para além do Ex-Capitão Pires, estiveram presentes os ex-Alferes Dias e Parente e os Ex-Furriéis E. Santo, Rodrigues, Nevado, Soares e Carvalho. Contámos com a presença do Ex-Alferes Médico R. Coelho e Ex-Alferes Vasconcelos, ambos do nosso Batalhão 3872. Foi com alegria que fomos surpreendidos pela presença do Ex-Alferes Barata, que pertenceu à CCAÇ 2700, que nós rendemos em 1972 (os nossos "Velhinhos") e que me ofereceu uma recordação do Dulombi (um pedaço de terra da cor do fogo), que foi trazido pelas gentes da Missão Dulombi 2012, que há pouco tempo estiveram em Dulombi e Galomaro. Foi lindo.
 Um dos momentos altos do convívio foi a observação de um minuto de silêncio em honra dos elementos que já partiram. Descansem em paz.
Foi para mim uma surpresa reencontrar o Dr. Rui Coelho que já não via desde 1974. Uma surpresa e um grato prazer, pois o cirurgião de méritos reconhecidos no Porto, continua a ser a pessoa que eu conheci em Galomaro, mantendo um excelente sentido de humor e sendo um bom contador de histórias. Foi importante conhecermos o que se passou depois da nossa partida, quer com com o batalhão que nos foi render, quer com com os elementos das forças de milícias, quer com o surgimento dos guerrilheiros do PAIGC, bem como quem eram os infiltrados na zona de Galomaro. Ora o Dr. Rui Coelho acompanhou muitos destes momentos porque ficou em Galomaro mais uns tempos até o batalhão 4518/73 ir para Bissau. Ficámos impressionados com os factos que nos contou.....Aquilo não foi nada fácil, em especial depois dos militares terem sabido da emboscada do PAIGC à malta de Mansambo (Batalhão de Bambadinca), quando se dirigiam para o Xitole, para um jogo de futebol de confraternização, convencidos que a guerra já tinha terminado. Outro problema foram os milícias e as populações (quase todos de origem Fula) que perguntavam porque é que os abandonavam, quando eles eram portugueses e queriam continuar a ser e exibiam bandeiras e documentos comprovativos  desse estado.
 O amigo Eng. Vasconcelos é aquela máquina (uma excelente pessoa, daquelas que é impossível não gostar). Já tinha estado connosco no ano anterior e foi de uma grande simpatia e de um gesto de grande amizade o ter-se novamente deslocado do berço da nacionalidade para nos honrar com a sua presença. Um bem hajas camarada.
Outra surpresa foi encontrar o meu soldado, mais conhecido na companhia pelo "Amarante" e que já não via desde 1974, que se tornou famoso por ter sido o primeiro elemento da companhia a ver um elemento do PAIGC, que avançava para nós, dando de imediato o alarme, ao gritar: "Turra"!"Turra"! Isto no contacto/emboscada, havido em 11 de Março de 1972, junto ao Rio Paiai Lemenei.
O Ex-1º Cabo Avelino Martins, depois da descoberta, no ano anterior, que os seus camaradas se reuniam anualmente, não quis faltar e compareceu com os irmãos (gente boa de Matosinhos). Um bem hajam e o desejo de rápidas melhoras para a familiar que se encontra doente.
O Guimarães que ainda labuta e vive em França, veio de propósito para este encontro.
De facto, uma das coisas que me impressionam é que muitas das amizades forjadas naquela terra e naquela guerra se mantiveram e mantêm ao longo da vida. São, por exemplo, os casos do Pedro e do Grijó, que eram unha com carne e que continuam com uma grande amizade, alargada aos membros das famílias de ambos. Do Valente (apontador do morteiro 60 mm) e do municiador Guimarães.
Uma palavra para o Norberto, o nosso "Charlot", que continua a encantar com as suas mirabolantes histórias. 
O Pedro, o nosso homem da Berliet, trouxe notícias do nosso amigo Carlos Ferreira, o "Nunca Falha" e as mesmas ainda não são as que gostaríamos de ter recebido. O "Nunca Falha" continua em recuperação do mal que o acometeu e, por esse facto, não esteve connosco. Caro Carlos Ferreira a malta da companhia envia-te um forte abraço, com os desejos que recuperes a tua saúde e que para o ano não nos falhes! Contamos contigo!
O "Grijó" entregou-me uma pequena história para eu publicar sobre uma situação por ele vivida na Guiné. em breve irei aqui colocá-la. Também irei escrever qualquer coisa sobre o Norberto e algumas das suas histórias.
O próximo convívio terá lugar em Gouveia e será organizado pelo Carvalho (operador de transmissões).
O Espírito Santo tirou fotos da malta e espero publicá-las quando ele mas enviar.

1 comentário:

Augusto disse...

Mais um bonito dia sim senhor.Estamos vivos e de saúde para rever a rapaziada nestes dias especiais.Enquanto se puder,lá estaremos!Abraço para todos.

Em nome do:

ex 1º cabo Avelino Martins
(em Matosinhos)