terça-feira, 7 de junho de 2011

FOTOS DA CHEGADA DA CCAÇ 3491 AO DULOMBI

Caros Camaradas e Amigos
O Blogue dos nossos velhinhos da CCAÇ 2700, editou diversas fotos referentes à nossa chegada ao Dulombi, em 24 de Janeiro de 1972, fotos de um momento histórico para as duas companhias: para a 27$00 (como também eram conhecidos), era sentirem que estava próximo o momento do regresso, para nós, infelizmente, seria o início de uma "aventura", que se iria prolongar por 27 meses e meio em terras da Guiné(É MUITO...!, como dizia o nosso lema).
Para os elementos da nossa companhia, os primeiros contactos com os “velhinhos” foram de certo espanto. Aquela malta de camuflados gastos, apresentando uma cor de pele tipo amarelada, muito longe do “bronze” que aquele calor podia proporcionar (pensávamos nós), a maioria bastante magra (e não era de certeza de fazerem muito ginásio), punha a nossa imaginação a trabalhar: “O que é que nos vai acontecer? Também vamos ficar assim? Vamos ter este aspecto, de meio loucos?”. As primeiras impressões que eles nos causaram foram, terríveis.
As fotos são do Ricardo Lemos e foram-nos gentilmente cedidas para publicação pelo editor do Blogue, Fernando Barata. A ambos, fica aqui lavrado, o nosso agradecimento.
Existem no blogue: http://dulombi.blogspot.com, mais fotos da autoria também do Ricardo Lemos que merecem ser visionadas, porque são fotos excelentes da chegada da 27$00 a Bissau e a sua ida em coluna militar para o Cumeré.


Uma equipa da Radio Televisão do Dulombi estava a postos para proporcionar ao vivo e a cores a chegada dos desgraçados que vinham substituir os "Antes Quebrar que Torcer".

A Chegada dos "periquitos" foi preparada com muito cuidado pelos "velhinhos". Aqui a preocupação da malta da "Ferrugem" nuns versos exibidos numa placa em chapa;
"Ó PIRIQUITOS,
NÃO VALE A PENA CHORAR
A VELHICE,
DESEJA-VOS BOA SORTE,
ATÉ A COMISSÃO ACABAR."


A azáfama da chegada foi grande, dando origem a um forte aglomerado de viaturas que podiam chamar a atenção do IN, mas a "velhice" estava ciente dos perigos e tinha montado um esquema reactivo em conformidade.

O encontro das duas companhias teve início, já dentro do aquartelamento e num terreno preparado para o efeito.

Os camiões parquearam no campo de futebol (bem de frente para a zona de onde o IN mais vezes lançava as suas flagelações sobre o quartel. Era mesmo para testar ou brincar com o fogo. Se os gajos têm escolhido aquele momento para um ataque, teria sido a real confusão!Eh!Eh!Eh!).


Os elementos da CCAÇ3491 começam a saltar das viaturas e há uma primeira confraternização com os elementos da CCAÇ2700.Essa confraternização iria estender-se por mais 45 dias.

Sem comentários: