domingo, 22 de maio de 2011

12º CONVÍVIO DA CCAÇ3491 - AVELEDA-LOUSADA-MAIO 2011



No passado dia 21 de Maio, reuniu-se em Convívio comemorativo do 37º Aniversário do regresso à Metrópole, a C.CAÇ. 3491, após 27 meses e meio de ter gasto muito suor, muitas lágrimas e de ter vertido algum sangue (felizmente não muito), a palmilhar os trilhos, matas, bolanhas e picadas, daquelas terras quentes da Guiné. Como diziam os seus elementos: "VALOROSA companhia que tanto percorreste!" e cujo lema foi: "É MUITO...!" que sempre foi levado a sério. Foi tudo muito! Muita fome, muita sede, muito calor, muito trabalho, muito mosquito, muita mosquinha, muita abelha, muito macaco, muita cobra, muita formiga, muito lacrau, muita operação, muita emboscada nocturna, muita noite perdida no mato, muita caminhada, muita escolta, muita segurança, muita chuva, muita seca, muita picagem e muito tempo de comissão!!!! (e vá lá, muita bajuda gira!).
O encontro teve lugar em Aveleda - Lousada e foi organizado pelo Ribeiro (o homem que nos dava cabo do cabelo, sem parcimónia). Tudo correu a contento e a felicidade do reencontro entre camaradas é sempre um ponto alto. Muitos levam as suas famílias, onde já se incluem os netos. Um dos novatos neste nosso convívio foi o Ex-1º Cabo Atirador Avelino (1º GC), que já não via os seus camaradas há já 37 anos (!!!). Para não estar sozinho trouxe com ele o filho e os dois irmãos (tudo gente boa de Matosinhos).
Sentiu-se a falta do nosso Ex-Capitão Pires, também um dos habitues dos nossos convívios, mas nesta data encontrava-se de férias na República Checa.
Queixou-se o organizador e com razão de que muitas cartas de camaradas foram devolvidas ou por endereços desactualizados ou por estarem incompletos. Temos de procurar os faltosos, para que voltem a inscrever-se, com as direcções correctas (código postal certo, senão os CTT, devolvem).
Uma das pessoas que sentíamos mais a falta foi a do camarada Carlos Ferreira, cujo alcunha é bem a sua imagem: o "Nunca falha". Caro camarada soubemos que estás doente e que essa doença foi impeditiva de estares entre nós. É nosso desejo que reajas rapidamente a essa "emboscada" traiçoeira que te surgiu e possas voltar a conviver connosco no próximo ano. Muita força Ferreira!
Foi com alegria que tivemos a companhia do nosso ex-2º Comandante, Moreira Campos (Coronel reformado), pessoa por quem, pessoalmente tinha e tenho muita estima e consideração o que, julgo, se estende a todo o pessoal.
Também nos brindou com a sua presença o Ex-Alferes Mário Vasconcelos (responsável pelas transmissões do batalhão/CCS).
Recebemos também a visita do Magalhães Ribeiro, Ex-Fur. Milº Op.Esp, o "Pira de Mansoa",um dos co-editores do magnífico blogue da Tabanca Grande,o homem que desceu a última bandeira portuguesa na Guiné e que teve a amabilidade de se deslocar ao nosso Convívio, acompanhado da esposa, para nos dar um abraço de camaradagem. Feitas as apresentações a companhia endereçou-lhe uma salva de palmas, em retribuição do seu gesto. Um bem hajas Magalhães e à tua esposa (a paciência que as nossas mulheres têm de ter para nos aturarem nestas andanças), por teres roubado um pouco de tempo ao teu repouso para te deslocares ao nosso Convívio. Já sabes estás sempre convidado. Estarás sempre em família.
Um dos momentos altos do Convívio foi a passagem de fotos dos nosso tempos da Guiné, numa das paredes do restaurante, onde verificámos que estamos, efectivamente, muito mais velhos(!!!). Também foram vistas fotos do Dulombi actual, que muito sensibilizaram os presentes.
O Ex-1º Cabo Aux. Enfermeiro Pires (1ºGC), aproveitou para exibir uma garrafa de cerveja da marca Sagres (das pequenas,)das que nós bebíamos na Guiné. Aqui recordo que em Janeiro de 1973, a companhia, segundo a intendência, bateu o recorde de cervejas bebidas naquele mês em todo o TO. O camarada Pires mostrou ainda uma colecção de moedas (pesos) que usávamos no território.
As minhas desculpas pelas fotos aqui publicadas não terem ficado de grande qualidade (com excepção da do grupo), em virtude de uns maçadores rasgos de luz que, inexplicavelmente, surgem do lado direito. Espero que as do fotógrafo tenham ficado melhores e quando elas vierem as publicarei. Se algum camarada quiser enviar alguma para publicação faça favor.


A CCAÇ 3491, reforçada pelo então 2º Comandante

Esq./dta: Parente (Alf.4ºGC), Moreira Campos (Coronel), Dias (Alf. 2º GC), Carvalho (Fur.4ºGC) e Rodrigues (Fur. Mec.Auto)

Esq/Dta: Carvalho (Fur. 4ºGC) e Rodrigues (Fur. Mec.)

Em baixo o Nogueira, em pé o Soares (Fur. Trans.) e o "Charlot" (2ºGC)

a dta. o Avelino (1ºGC) e à Esq. o seu irmão Augusto

De pé e de cor de Rosa o organizador do evento, o Ribeiro e de frente o filho e um dos irmãos do Avelino

Costa (responsável da cantina), Graciano (3ª GC) e o Rodrigues (Cond.Auto)

De óculos o "professor" e a seguir o Casimiro (2º GC)

À esq. o Pedro e à Dta o Norberto (ambos do 2º GC)

Imagem de outra das mesas

Aspecto de outra das mesas

O Bolo do Convívio

Abertura do bolo do convívio

1 comentário:

Augusto disse...

Aprendi mais sobre a vossa e de outros ex combatentes nos últimos tempos,do que nos meus 52 anos de vida.Foi um Dia feliz para meu irmão Avelino.Meu irmão Joaquim e meu sobrinho Pedro adoraram.Destaco o encontro com o enfermeiro Pires,com o Agonia,com o "charlot".Foi muito bonito amigo Dias.Destaco também a comparência dos ex graduados e do antigo Comandante.Bonito.
Momento alto foi cerca das 12 horas quando chegou o ex Alferes Parente e o Avelino correu para ele e fez a continência.Deu-se a conhecer e ambos ficaram felizes.Muito bonito.A rapaziada toda se portou de categoria.
Em meu nome e de meu irmão um agradecimento em particular ao Ex Alferes Dias e a todos os camaradas
prometo,se Deus quiser,para o ano lá estaremos em Coimbra.
Um abraço camaradas.
Avelino Martins
(A.Martins)