segunda-feira, 6 de junho de 2016

O 17º CONVÍVIO DA CCAÇ3491, EM SILVA ESCURA-SEVER DO VOUGA


17º CONVÍVIO DA CCAÇ 3491

FOMOS ONDE MUITOS TIVERAM MEDO DE IR E FIZEMOS O QUE TÍNHAMOS DE FAZER!

Realizou-se no passado Sábado, dia 4 de Junho, o 17º Almoço/Convívio da CCAÇ3491-Guiné 71/74, que teve lugar em Silva Escura/Sever do Vouga.

Em primeiro lugar, salientar as belezas naturais da zona. No acesso percorremos uma estrada que acompanha o Rio Vouga e que é muito aprazível. Depois agradecer à organização do evento, que esteve a cargo do camarada Cesário Costa, que contou com o apoio da família, que foi impecável, tendo contado com a presença de 84 pessoas (é obra)
.
Num pequeno Museu sobre a Guerra de África, existente na freguesia, foi colocado um quadro/placa alusivo ao nosso encontro, pelo nosso Ex-Capitão, Fernando Pires.

O almoço teve lugar no Restaurante “O Pinho”, em  PAÇÔ DE SENHORINHA, com uma sala arejada e ampla para o efeito, tendo a comida agradado a todos.

À entrada, foi entregue a cada um dos combatentes, uma cópia do livro: “História Resumida da CCAÇ3491 – Guiné 71/74”, da autoria do Ex-Alferes Luís Dias, cópias essas que foram efectuadas pelo Ex-Furriel, Manuel Rodrigues, o responsável pelo bom comportamento das viaturas da companhia, a suas expensas (a gratidão de todos nós). A cada combatente, foi também entregue uma medalha com os dizeres: “Veterano da Guiné – Dulombi”, uma gentil oferta do nosso médico, Dr. Rui Coelho, um dos importantes membros da “Tabanca dos Melros” e que nos tem honrado com a sua sempre importante presença. No final do almoço, também a organização presenteou todos, com uma oferta da Junta da freguesia local.

 O almoço terminaria com abertura do bolo invocativo do encontro.

Depois dos agradecimentos feitos pelo Cesário Costa a todos os presentes e depois da apresentação do livro escrito pelo camarada Juvenal Amado, da CCS, que esteve presente, e ainda antes do nosso Êx-Furriel Mário Castanheira, assumir a pasta de preparação para o nosso 18º Convívio, que irá ter lugar na Barragem da Aguieira, foi o momento de um pequeno silêncio em memória dos camaradas falecidos, sabendo-se que o último conhecido foi o camarada, Carlos Alberto Silva Sousa. Que possam descansar em paz. Agradecer também a presença do Ex-Furriel António Fernandes da CCS, um reconhecido apaixonado pela fotografia, que aproveitou para tirar umas fotos do nosso encontro. Foi um prazer revê-lo.

É uma alegria constatar que não obstante terem passado 42 anos, desde o nosso regresso das Terras Quentes e Vermelhas da Guiné, há sempre uma larga maioria presente nestes Convívios e a amizade fortalecida na guerra, mantêm-se incólume e forte.

                “Em honra de todos aqueles que palmilharam estradas, picadas e trilhos. Que atravessaram rios, bolanhas, matas serradas e savanas. Que sofreram as agruras da sede, do calor intenso, das chuvas diluvianas e das trovoadas com relâmpagos de assustar. Que com toda aquela solidão e sofrimento conseguiam ter um sorriso para as gentes das tabancas, arranjar tempo para brincar com as crianças e animar os outros camaradas.  Que souberam aguentar, mesmo quando o inimigo parecia mais forte. Que apesar do cansaço das operações e das acções, sabiam serrar os dentes, beber água das poças com baba de macaco, se fosse preciso e seguir em frente.
                Deixámos nas Terras Quentes e Vermelhas da Guiné muito suor, muitas lágrimas e algum sangue.
                Honremos todos aqueles que foram combatentes, que foram irmãos de armas, que cumpriram um dever que lhes foi imposto e que pela coragem e pela vontade demonstrada não vergaram, não deixaram ninguém para trás e dignificaram o seu nome e o seu país. Estes homens podem andar de cabeça erguida, pois merecem todo o nosso respeito.”
               
Luís Dias: “História Resumida da CCAÇ 3491 GUINé 71-74” (Pág.2)

Qualquer camarada que pretenda obter a “História Resumida da CCAÇ3491 Guiné-71-74”, “Armamento das Forças Portuguesas e dos guerrilheiros do PAIGC, na Guiné 1971-74” e “Histórias, Poemas e Opiniões do Dulombi, Galomaro e de Outras Partes da Guiné”, é favor contactar o autor para este blogue ou para o email: lucandi@gmail.com, que lhe será remetida estas obras, a cores, em PDF.
Filinto, Dias e Pires

Carvalho, Soares e Parente

Nevado, Charlot (costas), Filinto e Dias

Carvalho, Espírito Santo e Graciano


Fernandes, Rui Coelho (de costas) e Pires

Carvalho e Pires
Costa, R. Coelho e Pedro














Dias e Grijó
Dias, Manuel Pedro, Fernandes
Vista do terraço do Museu do Combatente

Dentro do Museu: Notas Trms, Pires Enf e Carvalho Trms

Museu do Combatente
Augusto Martins, Casimiro, Dr. Rui Coelho (de costas), Parente, Juvenal, Carvalho Trms e Pires Enf.
Ex-Capitão Pires com a placa na mão e Costa, organizador do evento
Avelino
Dr. Rui Coelho e o Ex-Capitão Pires
Ex-Alferes Parente e a Esposa 
Manuela e Maria Carvalho
Ex-Alferes Dias e a Esposa
Fotos das diversas mesas que compunham a sala

Sousa (de azul calro e Madureira (azul escuro)

Alves, Casimiro e Carvalho
Valente (o apontador do morteiro 60mm do 2º GC) e de preto o enf. do 2º GC Rocha
Juvenal, Ex-Furriel Castanheira e Ex- Furriel Rodrigues

 Juvenal em 1º plano e grupo de mesas

 Beleza, Carneiro, Pereira da Silva. Pedro
 Família Martins e Manuel Pedro



Ex-Furriel Espírito Santo e Esposa, depois Ex-Furriel Soares e Ex-Furriel Carvalho
Mesa como o organizador e família e de preto o Xavier

Cesário Costa (organizador) e Dr. Rui Coelho
Norberto e Dr. Rui Coelho

Norberto, entre Dr. Rui Coelho e o Ex- Capitão Fernando Pires

FOTOS TIRADAS PELO  EX-FURRIEL ANTÓNIO FERNANDES, DA CCS, PUBLICADAS NO FB DE GALOMARO, DESTINO E PASSAGEM, COM A DEVIDA VÉNIA E AGRADECIMENTO

Filinto, Norberto (de costas) e L. Dias
Ex-Furriel Carvalho, Ex-Capitão Pires, Avelino e Augusto
Igreja de Silva Escura
Mesas do almoço











2 comentários:

Augusto disse...

Belo Evento bom convívio de camaradas darmas eternos.Que Deus nos dê saúde para juntar a rapaziada todos os anos.Abraço especial ao homem que em boa hora descobri e fez meu irmão desenterrar parte do seu passado e viver o presente com esta malta que com ele lutou e bem,e sofreu.Refiro-me a si meu caro amigo Luís Dias.

Um grande abraço

Luís Dias disse...

Um grande abraço amigo Augusto e que Deus nos dê saúde para irmos ano a ano recordar os tempos passados na Guiné e que os amigos, como o Augusto e a sua excelentíssima família nos acompanhem.
Luís Dias