segunda-feira, 11 de março de 2013
OPERAÇÃO ALMA FORTE
Esq p/ Dta: Fur. Espírito Santo, Alf. L. Dias e Fur. J. Gonçalves (os graduados do 2º GC)
OPERAÇÃO "ALMA FORTE" CCAÇ 3491-DULOMBI-GUINÉ 71-74
11 de Março de 1972
FAZ HOJE 41 ANOS QUE A CCAÇ 3491 TEVE O SEU PRIMEIRO CONTACTO/EMBOSCADA COM O IN.
Em 11 de Março 72, no dia seguinte à saída da CCAÇ 2700, o 2º GC (Alf. Dias) e 3º GC (Alf. Farinha), reforçados por 1 Secção do Pel.Mil. 288, iniciaram a Operação "Alma Forte", com a duração de dois dias (Sábado e Domingo), com a finalidade de reconhecer e armadilhar os pontos de passagem do IN no Rio Corubalo. Nesse dia depois de invertermos a marcha, pelas 18h30, quando parámos para descansar junto ao Rio Lemenei/Paiai Lemenei (18/20 km do quartel do Dulombi), uma zona arborizada (mato denso), tivemos o nosso primeiro contacto com o IN, estimado em 40/50 elementos.
Nos primeiros momentos de troca de tiros houve alguma dificuldade na resposta ao fogo do adversário, que utilizava armas automáticas e roquetes/morteiros, em especial na utilização dos nossos morteiros e dos dilagramas, devido às condições adversas do local. Só quando conseguimos sair daquela mata e depois de lançarmos várias granadas de morteiro 60 mm, que terão atingido fortemente o adversário é que este iniciou a retirada, a coberto da noite que, entretanto, tinha caído.
Salientou-se nesta emboscada a actuação do Furriel do 2ºGC, Espírito Santo, que fixou com a sua Secção o fogo inimigo, permitindo a saída do restante pessoal e a actuação do soldado At. Manga Camará do 3º GC, que tomando conta do morteirete de 60 mm, colocou-o à barriga (um feito difícil de acreditar para quem não viu) e disparou diversas granadas que mudaram o rumo dos acontecimentos. Também de salientar a actuação do 1º Cabo Amílcar Costa, também do 2ºGC, que, alertado por um camarada (o "Amarante"- que detectou um guerrilheiro), avistou o elemento IN armado que avançava sobre as nossas posições e foi o primeiro elemento da nossa companhia a efectuar fogo sobre os guerrilheiros, com a sua Met. Lig. HK21, só parando quando a mesma se encravou por problemas na fita alimentadora.
Do confronto resultou para o IN, pelos vastos vestígios de sangue encontrados, pelo material diverso abandonado e pela rádio do PAIGC (que confirmou mortos, o que era raro), sofreu baixas não controladas e a apreensão de 11 granadas de RPG7 /RPG2, entre outro material e equipamento. As nossas forças sofreram dois feridos ligeiros (ambos do 2º GC) e a sorte de outros elementos terem recebido tiros que lhes atravessaram os cantis, os carregadores, as camisas ou dólmens....enfim uma grande sorte!!!
Pelo reconhecimento feito posteriormente ao local, julgamos que o IN estava naquela zona a descansar, para mais tarde ir flagelar o quartel do Dulombi e ao aperceber-se da nossa chegada iniciou manobras de envolvimento para nos atacar.
Esta acção mereceu das diversas cadeias de comando as seguintes referências elogiosas:
-Do Cmdt BCAÇ 3872 msg nº70/03:"Felicito êxito obtido. Transmita pessoal dessa minha satisfação";
-Do Cmdt CAOP2 (Agrupamento de Batalhões daquela área) msg nº952/0: "Felicito tão auspicioso começo";
-Do Cmdt Chefe -REP OPER msg nº984/C: "Cmdt Chefe felicita essa reacção à emboscada do In durante OP "Alma Forte", reveladora de determinação".
O 2º GC, passou a utilizar como lema, posto no seu "crachat", o nome da operação que provocou o 1º contacto com o IN - "Alma Forte".
quinta-feira, 7 de março de 2013
A "MISSÃO DULOMBI" FEZ-SE NOVAMENTE À ESTRADA
A Missão Dulombi é uma organização sem fins
lucrativos, de ajuda humanitária à Guiné-Bissau, que foca a sua
atividade nas aldeias de Dulombi e Galomaro, locais onde a presença dos
portugueses deixou marca na altura colonial. Neste momento, a
organização está a reconstruir e a reabilitar um Centro de Saúde e duas
escolas na Guiné-Bissau e vai ainda, iniciar a construção de uma creche
em Dulombi.
A Câmara Municipal da Trofa está a apoiar a Missão
Dulombi em mais uma iniciativa humanitária, através da doação de “algum
material logístico”. Este material, bem como uma Bandeira do município
da Trofa foi entregue hoje, pelas 10 horas, no Parque Nossa Senhora das
Dores e contou com a presença de José Magalhães Moreira, vice-presidente
da autarquia. “Com mais esta iniciativa, a Câmara Municipal da Trofa
materializa o apoio e a solidariedade de toda a população Trofense,
habituada a desenvolver uma cidadania ativa e participada”, avançou
fonte da Câmara.
Recorde-se que em fevereiro de 2012, esta organização
levou um contentor com “11 toneladas de ajuda” para as escolas de
Dulombi e Galomaro, assim como para o Hospital de Galomaro.
Caso queira ficar a par da Missão e/ou ajudar nesta causa, pode fazâ-lo através do email (
missaodulombi@gmail.com), número de telemóvel (911 019 706) ou através das redes sociais (facebook.com/missaodulombi.pt).
FALECEU O NOSSO CAMARADA JOÃO CARAMBA
Caros Camaradas e Amigos
A notícia surgiu do camarada Juvenal Amado no Facebook (Grupo de Galomaro). Faleceu o João Caramba, um alentejano de Beja, um "matulão", como o apelidou outro camarada (Carlos Filipe), que pertenceu à CCS do nosso batalhão e que privou com a nossa companhia em Galomaro.
À família apresentamos as nossas sentidas condolências e que o camarada Caramba descanse em paz.
Luís Dias
A notícia surgiu do camarada Juvenal Amado no Facebook (Grupo de Galomaro). Faleceu o João Caramba, um alentejano de Beja, um "matulão", como o apelidou outro camarada (Carlos Filipe), que pertenceu à CCS do nosso batalhão e que privou com a nossa companhia em Galomaro.
À família apresentamos as nossas sentidas condolências e que o camarada Caramba descanse em paz.
Luís Dias
Subscrever:
Mensagens (Atom)