quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AS FUTEBOLADAS NO DULOMBI


O Furriel Enfermeiro Nevado (O lagartão) a disputar a bola com um adversário. A área que se vê era a denominada "Zona do IN", ou seja, de onde provinham a maioria das flagelações.

Disputa de bola entre o Alf Dias e elemento da 27$00, vendo-se uma das casernas dos praças e a casa do gerador.

Mais uma interessante jogada entre elementos da 27$00 e da 3491, com o edifício dos graduados em 2º plano.

As Equipas da C.CAÇ 2700 e da C.CAÇ 3491 (Os "velhinhos até tinham equipamentos). Em tronco nu e do lado dos "piras" temos em cima Esq/Dta Gonçalves (Fur. do 2º GC), Machado, o "Perry"(Fur. do 4º GC e já falecido), Pires (Cap. de camisa branca)e Nevado (Fur. Enf). Em baixo dois camaradas em tronco nu de que já não me lembra os nomes, bem como o do de camuflado,também em baixo e de camisola branca o Rocha (Fur. 3ª GC)e o L.Dias (Alf. 2ºGC, que parece o dono da bola, como muito bem disse o F.Barata no blogue da 2700 - é possível que também já nos tivessem transferido a bola e por isso esse sinal de legítima propriedade!. Disse-me o Ex-Alf Barata da 27$00, que levámos uma cabazada (na verdade não me lembro do resultado - ou terei feito por esquecê-lo - mas aqui ainda nos faltavam alguns craques que chegariam um pouco mais tarde e que viriam a dar nova vida à nossa equipa: (Chaves - um central à Humberto Coelho-, Galrão - um excelente distribuidor de jogo, vindo da equipa do Leixões - e o Espírito Santo - por vezes guarda redes outras um extremo de finta fácil.Por outro lado ainda não estávamos ambientados àquele calor (Uf!!!!).

Encontro entre Solteiros e Casados no Dulombi, em 3 de Fevereiro de 1974, à espera dos nossos "piras" que viriam a chegar daí a dias.
Em cima Esq/Dta:Silva,1º Sarg Gama (já falecido),Vale, Pereira,Chaves (já falecido),2ª Sarg. Chanca, Cap. Pires,Fur. Gonçalves,Fernandes e Romeu
Em baixo Esq/Dta: Sousa, Teixeira, Galrão, Nogueira, Costa, Teixeira II,Alf. Dias, Fur. E.Santo

Selecção de Graduados: Em cima Esq/Dta:Furriéis Gonçalves (2ºGC),Nevado (Enf), Lourenço (2ªGC), Fonseca (Vago-mestre e falecido na queda das rochas numa praia do Algarve, em conjunto com a esposa e as duas filhas, em 2009), E. Santo (2ºGC).
Em baixo Esq/Dta:Fur. Machado (4ºGC e já falecido), Cap.Pires e Alf Dias (2ºGC)

Equipa dos Solteiros: Em cima e da Esq/Dta: Romeu, Chaves (recentemente falecido)Gonçalves, Pires. Em baixo Esq/Dta:Fernandes, E. Santo, Sousa e Dias

Uma defesa do GR Meirim da 2700 visto atentamente por Gonçalves e Nevado

Um corte do Lemos da 2700, observado pelos piras Gonçalves e Machado


Equipa da C.CAÇ 2700 Março de 1972

Caros Camaradas

Fui alertado por um post colocado no blogue dos nossos "velhinhos" - a CCAÇ 2700, para um jogo de futebol na transição das companhias, ou seja o último jogo disputado no Dulombi pelas forças da 27$00, tendo como adversário os "piras" da CCAÇ 3491, muito fresquinhos e recém chegados àquelas paragens. São excelentes fotos, que desconhecia, daquele saboroso desafio, cujo resultado ignoro, mas o mais provável seria a nossa derrota, dado ainda não estarmos habituados àquele calor. Vejo que estão em falta alguns dos nossos craques, que chegariam à companhia algum tempo depois, como o Furriel Espírito Santo, o Chaves (um central de excelente estampa e com fino jogo) e o Galrão de Matosinhos (que jogava no Leixões e era um excelente organizador de jogo).
O futebol era e continua a ser uma paixão dos portugueses e em terras de África esse desporto, apesar das dificuldades era jogado com garra e levado muito a sério (às vezes até demais, mas eram momentos de lazer indispensáveis para os que ali lutavam).
Jogava-se futebol, essencialmente, ao fim de semana, em especial aos Domingos, após ouvir-mos os relatos dos jogos que aconteciam no continente. Não havia grande rivalidade futebolística entre os Grupos de Combate. A maior rivalidade era disputada entre uma selecção de graduados e outra dos praça e a pedra de toque na rivalidade situava-se entre uma selecção de adeptos do Benfica e outra do Sporting, mas como este último não tinha jogadores suficientes, tinham de se socorrer de adeptos do FC Porto (uma santa aliança que ainda hoje se nota na troca de jogadores e nos comentadores de jogos das diversas estações de televisão).
Os jogos entre clubes eram organizados em virtude do amor aos clubes e das apostas que se realizavam entre mim (adepto do SLB) e o Furriel Enfermeiro Nevado (ferrenho do SCP). As caixas de cerveja, petiscos, garrafas de uísque, tudo servia para contribuir para o desalmado empenho que desenvolvíamos nessas partidas. Na verdade não tenho de me queixar muito porque, normalmente, os lampiões lá ganhavam ao misto da lagartagem/Andrades (era no tempo em que o FCP ainda não tinha inventado que era mais antigo que o Boavista e eram mais conhecidos pelo nome da família que os criara).
Estas disputas futebolísticas tinham lugar no campo de futebol do Dulombi que se situava entre as instalações dos graduados e uma das casernas dos praças, junto à primeira fileira de arame farpado, protegido apenas por um dos Torreões de vigia e na frente de onde surgiam, maioritariamente, os ataques ao aquartelamento por parte do PAIGC.Em resultado, embora nunca tenhamos sofrido uma flagelação aquando de qualquer jogo de futebol, havia o cuidado de os jogos não se prolongarem muito pelo fim de tarde, por haver a ideia de que os ataques se davam ao denominado lusco fusco, o que não correspondeu à verdade.
Com a necessária autorização do Fernando Barata (Ex-Alferes do 2º GC da 27$00)e gestor do blogue daquela companhia anexo algumas fotos daquele famigerado encontro, antes da partida dos "velhinhos" de regresso à metrópole. Aproveito a oportunidade para juntar fotos de alguns "teams" e encontros da nossa CCAÇ 3491.

Luís Dias

Sem comentários: