segunda-feira, 17 de maio de 2010

11º CONVÍVIO DA CCAÇ 3491-15 DE MAIO-APARECIDA-LOUSADA

Caros Amigos e Camaradas


A CCAÇ 3491, levou a efeito no passado dia 15 de Maio, em Aparecida-Lousada, o seu 11º Convívio, comemorativo do 36º ano do seu regresso das terras quentes da Guiné, onde cumpriram uma Comissão de Serviço, entre 24 de Dezembro de 1971 e 28 de Março de 1974, em (Dulombi/Galomaro). O seu lema -É muito!- prende-se com: é muito tempo, é muito calor, muitos quilómetros nas pernas, muita falta de água, muitos mosquitos, muitas mosquinhas, muita fominha, muitas noites mal dormidas, muita escolta a colunas, muita operação, muita acção, muitas emboscadas nocturnas, muitas picagens, muita bolanha inundada, muitas abelhas, muitos lacraus, muitas cobras, muita formiga, muita paciência para aturarmos aquilo tudo, etc.
O encontro foi organizado pelo Xavier (Ex-condutor auto) e levou à zona da sua residência 70 convivas (contando ainda com o reforço de alguns familiares) bem dispostos e com vontade de deitar o dente à boa comida e vinho da região e deleitar-se com as sobremesas que nos foram postas à disposição, no Restaurante Estrada Real (com sala só para nós, bastante maior que os nossos abrigos!).
Houve emoção, risota (discurso alongado do "Charlot") e falou-se também de coisas sérias, mas, naturalmente, houve oportunidade para os convidados recordarem a sã camaradagem existente, lembrarem episódios marcantes acontecidos na Guiné (e para isso a memória não nos atraiçoa) e recordar os camaradas já falecidos (confirmou-se a morte do nosso 1º sargento Gama). Não posso deixar em claro a belissima pinga oferecida pelo Melro (vinho do Porto da sua zona) que levou o nosso amigo "Charlot" a repetir, repetir, repetir, obrigando o pessoal a esconder a garrafa.
O próximo convívio será efectuado em Penafiel e será organizado pelo camarada Ribeiro (o camarada que punha o nosso cabelo em ordem, militar é claro).
Um agradecimento muito especial para os familiares acompanhantes, que têm a paciência de aturar estes velhos "guerrilheiros", forjados nas matas, bolanhas e picadas das terras quentes do Corubalo.
Até para o ano Camaradas e que gozem de boa saúde.
Luís Dias

A "velhice" da CCAÇ 3491, para a foto de grupo habitual

Outra foto de grupo. O pior foi para se levantarem os que estavam agachados (ai..os ossos), pois é, pois é...!

Os convivas iam-se juntando à porta do restaurante, pondo as conversas em dia. Em 1º plano e da esquerda para a direita o Pedro e o "Grijó" (ambos do 2º GC), um exemplo de uma amizade para a vida, formatada nas matas da Guiné

Aspecto da mesa 3, vendo em 1º plano do lado dto o Pedro e o Beleza e à esquerda o Norberto
Aspecto da mesa 2, estando em 1º plano à dta, o Sousa (um dos nossos apontadores de morteiro 81), o filho e o Madureira

Aspecto da mesa 1 com (Esq. p/ Dta): o Parente e a Esposa, o Pires, a Esposa do Dias, a Esposa do Soares, Nogueira, Carvalho e Soares

Aspecto da 4ª mesa, com o Rodrigues em 1º plano e à Dta o Costa (um dos nossos alentejanos e que tomava conta da cantina) e a seguir outro Costa (um dos condutor auto)

Ao fundo E.Santo e a Esposa, depois da Esq. p/Dta):Parente e a Esposa, Pires, a Esposa do Dias, a Esposa do Soares e o Soares
Esq p/Dta: E.Santo, Parente e a Esposa, Pires, Dias e a Esposa, Soares (de costas) e a Esposa e ao telemóvel, o Nogueira

Esq p/Dta: E. Santo, Parente e a Esposa, Pires, Dias e a Esposa, a Esposa do Soares e o Nogueira
Ao fundo o Ex-Furriel Espírito Santo (Atirador do 2º GC), depois o Ex-Alferes Parente (Cmdt. do 4º GC) e a Esposa, o nosso Ex-Capitão Pires, o Ex-Alferes Dias (Cmdt do 2º GC) e a Esposa

Esq P/ Dta: Nogueira, Carvalho, Rodrigues e Soares

Os ex-Furriéis (Esq. p/Dit): Carvalho (Atirador do 4ªGC), Rodrigues (Mecânico-Auto) e Soares
(Trms) e mais atrás o Costa (o nosso cantineiro)

O habitual animador Norberto, o "Charlot", a discursar.....como quem diz, a brincar, como já é seu costume (As "estórias" que ele conta! Até no mato era difícil mantê-lo calado. Só à força de carolos e fins de semana a descascar batatas!)

O Xavier (organizador do evento) a efectuar o seu discurso e a passar a pasta a outro...!(Uf! Desta já me livrei, terá pensado para com os seus botões)














quinta-feira, 13 de maio de 2010

FOTOS DA CCAÇ 3491/CCS EM GALOMARO E NOS CONVÍVIOS

Caros Camaradas

Apresento-vos mais um grupo de fotos que nos foram gentilmente cedidas pelo Costa (condutor auto rodas da nossa companhia), que as enviou ao Juvenal Amado (1º cabo condutor auto rodas da CCS), para este as digitalizar e que as remeteu para o editor do blogue. Umas são ainda da nossa passagem por Galomaro, onde fomos colocados em 9 de Março de 1973, depois da nossa saída do Dulombi, outras de alguns dos nossos convívios. É pena não termos fotos dos convívios: 2º, 4º, 5º, 6º e 7º. Se alguém as tiver é favor contactar-me ou enviá-las digitalizadas para o mail:lucandi@gmail.com

10º Convívio/Encontro, que teve lugar em S. Martinho de Anta-Sabrosa, em 2009

9º Convívio/Encontro que teve lugar em Monte Córdova-Sto. Tirso, em 2008 (De assinalar a presença do Ex-2º Comandante do Batalhão, o então Major Moreira Campos e actual Coronel reformado, no meio, de óculos escuros, tendo à sua direita o Ex-Cap. Pires e à sua esquerda o Ex-Alf. Dias. Esteve também presente um elemento da população do Dulombi, que na altura que regressámos tinha 12 anos e que vive e trabalha, actualmente, perto de Lisboa, em Sacavém)


9º Convívio/Encontro, realizado em Monte Córdova/Sto. Tirso, em 2008
3º Convívio/Encontro, que teve lugar em 2002, em Mortágua
3º Convívio/Encontro, da CCAÇ3491, realizado em Mortágua, em 2002
1º Convívio/Encontro da CCAÇ3491, realizado no Regimento de Infantaria nº 2, de Abrantes, donde havíamos partido para a Guiné, em 18 de Dezembro de 1971. O Encontro efectuou-se em 1999, 25 anos após a nossa chegada da Guerra Colonial (Abril de 1974).
O Alf. L.Dias e o Costa (Condutor auto), ambos da CCAÇ3491, à porta de armas do Quartel de Galomaro-1972

O Abrigo dos condutores - Galomaro 1973

Nova foto do Abrigo dos condutores (com alguns camaradas a acenar para a fotografia)- Galomaro 1973

O Refeitório de Galomaro apinhado-1973 (ao fundo, de frente o Alf. Vasconcelos (Trms/CCS- oficial de dia e à esquerda, ao que creio o Fur. Lourenço Atir/CCAÇ3491 -sargento de dia?)

Parte Central do Quartel de Galomaro-1973
A entrada do Quartel de Galomaro em 1973











segunda-feira, 10 de maio de 2010

AINDA HÁ UÍSQUE DA GUINÉ-BENFICA CAMPEÃO

O editor à varanda de sua casa (junto ao Estádio da Luz, após o jogo que sagrou o SLB campeão nacional 2009/10)
Festa dos benfiquistas na Praça Marquês de Pombal-Lisboa

Festa no Estádio da Luz do Benfica Campeão Nacional 2009/2010 (9/05/2010)

A velha Smugler de 12 anos ainda com o selo da Guiné, mas já aberta...!

Camaradas
Conforme tinha anunciado no post sobre "Ainda há uísque da Guiné", do dia 14 de Janeiro deste ano e graças à vitória no Campeonato do meu Glorioso clube - o SL BENFICA! - abri ontem uma das garrafas de uísque que trouxe da Guiné, das 5 que ainda estavam vivas. A Smugler de 12 anos havia sido comprada em 1972 (12 anos), no Dulombi e com +38 anos (a velha Smugler tem 50 anos, é obra) na minha posse foi aberta, conforme foto inclusa. Gostaria que todos os meus amigos, benfiquistas ou não, saboreassem tão precioso néctar, mas é difícil chegar a todos. Por isso vou bebendo à minha e à vossa saúde, para que, para o ano, possa estar a abrir outra em nome do meu clube (Eh!Eh!Eh!).
Lembrei-me das futeboladas no Dulombi entre adeptos do Benfica e do misto Sporting/FC Porto, com as costumadas apostas entre mim e o Furriel Enfermeiro Nevado (caixas de cerveja), um lagarto faccioso, normalmente ganhas por mim...que saudades (daqueles desafios!).

Saudações benfiquistas

Luís Dias

terça-feira, 4 de maio de 2010

CANTINA DO EXÉRCITO AMERICANO NO IRAQUE

Camaradas

Junto algumas imagens de um refeitório do exército americano, algures no Iraque, onde, podem observar as "semelhanças" (aldra) com as nossas messes, cantinas e refeitórios da Guiné. Vejam lá estas comidinhas ao pé das nossas "magnificas" rações de combate. Aqui só faltam umas bacalhausadas, umas feijoadas à transmontana, um cozidinho à portuguesa, etc. Com esta apresentação não haveriam levantamentos de rancho, seria um descanso para o capitão e o vagomestre seria pessoa benquista!

Luís Dias