terça-feira, 23 de março de 2010

O MECÂNICO DO DULOMBI - José Luís Mamadu Djau

Caros Camaradas

O nosso amigo e camarada Manuel Rodrigues (Ex-Fur.Mec), remeteu-me um e-mail, sobre um nosso amigo dos tempos do Dulombi, que ele descobriu, devido ao empenhamento do Ex- Alf. Fernando Barata, da CCAÇ 2700 (os nossos velhinhos). Trata-se do Djau, um africano que era ajudante de mecânico (ensinado pelo Rodrigues) e que desempenhava tarefas como assalariado, contribuindo ele também para que as nossas viaturas estivessem operacionais. Foi um profissional empenhado e bastante activo, tendo, efectivamente, no Rodrigues um amigo, com quem conversava muito, em especial nas horas do calor em que podiam descansar à sombra das várias árvores existentes na tabanca.
Não se sabia muito da história do Djau, de como ele aparecera no Dulombi, quais as suas origens, os seus pais, etc. (talvez a malta da 27$00 saiba mais sobre este assunto), e de como começou a trabalhar na mecânica e a colaborar com a tropa portuguesa. Não lhe eram conhecidos familiares na tabanca, embora fosse um elemento ali respeitado.
Lembro-me que uma das tarefas que ele também desempenhou foi o de intérprete do General Spínola, sempre que este se deslocou ao Dulombi e queria discursar para a população.
O Djau vive actualmente em Bissau onde trabalhou como condutor auto aluguer (taxista), embora seja hoje o seu filho que exerce esta profissão.
O nosso amigo escreveu ou pediu a alguém para escrever uma missiva para o Rodrigues, simples, mas singela, que é no fundo a de alguém que mantêm este sentimento bem português da "saudade", da amizade pelo seu amigo e lhe recorda, com certeza, os tempos da sua juventude.
Caro Djau um grande abraço aqui da malta da CCAÇ 3491 e os desejos de que a vida te corra bem. Um bem hajas pelo teu trabalho em prol da nossa companhia, no fundo em prol de todos nós.

A missiva endereçada ao Rodrigues foi a seguinte:


O Djau no Dulombi no meio de alguns elementos da ferrugem da CCAÇ2700
O Djau no Dulombi numa petisqueira com elementos da ferrugem (e não só) da CCAÇ3491






Fotos actuais do Djau tiradas no mês de Março deste ano em Bissau