Caros Camaradas
Aconselho os camaradas a ler o Post P1029 do blogue de Luís Graça :blogueforanadaevaotres.blogspot.com, onde, através do Ex-Alf. Mil. Paulo Raposo, se descreve a instalação da 1ª companhia que ocupou o Dulombi - a C.CAÇ 2405/BCAÇ 2852 -Guiné 68-70.
Esta companhia esteve envolvida na Operação "Mabecos Bravios" - a célebre retirada de Madina do Boé - onde, quando atravessavam o Rio Corubalo, se deu o desastre da jangada em que perderam a vida 46 militares, entre os quais 17 elementos da CCAÇ 2405.
A companhia recebeu a ordem de abrir o aquartelamento do Dulombi, em 1970, e esteve instalada primeiramente em tendas, enquanto ia construindo os abrigos, por isso podem deduzir as grandes dificuldades em que viveram. Sorte a nossa que quando recebemos as instalações dos nossos "velhinhos", a CCAÇ 2700, em Março de 1972, estas já eram umas boas instalações, com boas cercas de arame farpado, zona limpa de mato envolta de todo o perímetro, projectores que davam luz ao quartel, fruto do esforço da 2405 e dos melhoramentos efectuados pela 27$00.
O abrigo do capitão da companhia referido no post é concerteza o que se situava no meio da população e que consta da nossa foto do Vol.10., que já não fui utilizado por nós.
Os oficiais desta companhia ficaram conhecidos como os "Baixinhos do Dulombi".
Um abraço a todos
Luís Dias